image

E Jesus, vendo a fé deles…- Mt 9.2

Eles foram buscar seu amigo que era paralitico, trouxeram-no na maca onde ele se deitava. Ao chegarem à casa onde Jesus se encontrava pregando, esta se encontrava lotada e sem condições de abrigar mais aquele grupo que acabava de chegar. Os homens olharam para cima e viram que a única forma de entrar ali seria por cima. Subiram no telhado, abriram ali um buraco e, com a ajuda de cordas, desceram o amigo diante de Jesus. Quanto esforço! Jesus viu a fé daqueles homens. Ele “viu” a fé. Como se pode ver a fé, uma vez que se trata de algo abstrato? Aqueles homens nos ensinaram como.

Lembremo-nos sempre que sem fé é impossível agradara Deus. Deus pode agir onde há fé e onde não há fé, porque ele é Deus. Mas, a falta de fé desagrada a Deus. Jesus não operou milagres em Nazaré, porque o povo dali não cria nele (Mc 6.5). Quando Ele se desagrada, quem o fará agir? A fé fez com que Jesus exultasse e elogiasse pessoas. É isso aí, a fé deixa Jesus feliz, ainda que ela seja pequena como um grão de mostarda.

Tiago complementou dizendo que a fé sem obras é morta (Tg 2.26). Uma fé que fica somente em palavras e em raciocínios, é uma fé semelhante a dos demônios, que também crêem que Deus existe a ponto de tremerem (Tg 2.19). Mas essa fé não exerce nenhuma influência em seu comportamento. Eles continuam sendo demônios.

A fé que agrada a Deus é a fé que faz com que homens vão buscar o amigo que não pode andar. É aquela que faz com que eles não voltem atrás ao verem o obstáculo. É a fé que faz com que eles não se importem mais com um telhado do que com o bem de seu amigo. É a fé que topa tudo para ver alguém se levantar e andar.

A fé que se resume num conjunto de doutrinas em nossa cabeça, sem influenciar o ambiente a nossa volta, não passa de religião. A fé que nos faz tremer num culto, mas não nos mobiliza diante de alguém que não pode andar, além de ser uma fé religiosa, é morta.

A fé viva é aquela que aparece em nossas ações. Essa é a fé que agrada a Deus.

Acrescenta-nos fé Senhor!

Anúncios